Antivírus

O que fazer se o seu antivírus parar de funcionar

antivirus-parou-funciona

Depois de instalar a proteção antivírus em todos os seus computadores, você deverá estar bem protegido contra ataques de malware. No entanto, o software não é perfeito e o software de segurança não é exceção. Seu antivírus pode perder um novo ataque de dia zero. Pode ser inativo porque precisa de sua atenção. Talvez você não tenha pago quando chegou a hora de renovar.

Existem vários cenários em que um vírus, cavalo de Tróia ou outro programa malicioso pode se infiltrar em um computador que é nominalmente protegido por antivírus. Se isso acontecer com você, não entre em pânico! Mantenha a cabeça limpa e siga as sugestões abaixo para se recuperar do ataque.

Meu antivírus parou de funcionar?

Normalmente, a única vez em que você percebe um utilitário antivírus é quando ele abre uma notificação parabenizando-se por detectar e eliminar um ataque de malware. Certamente, alguns deles notificam você quando são atualizados, outros exibem um relatório mensal sobre o que eles fizeram por você. Mas, na maioria das vezes, sua proteção de segurança mantém a mãe.

É por isso que é uma boa ideia verificar se o seu antivírus está funcionando de tempos em tempos. Encontre o ícone na área de notificação, na parte inferior direita da tela. Caso não o veja, clique no ícone para mostrar itens ocultos. No Windows 10, parece um sinal de intercalação ^. Clique com o botão direito do mouse no ícone do antivírus e clique na opção de menu que o abre.

Quase todos os antivírus exibem um ícone, banner ou imagem verde na janela principal quando todas as configurações estão corretas. Se você vir vermelho ou amarelo, algo não está certo. Normalmente, o antivírus informa o que está errado e, geralmente, há um botão ou link para corrigir as coisas. Pode ser necessário pesquisar nas configurações para corrigir qualquer problema que o impeça de ver a cor verde.

Ficou verde? Isso é bom, mas enquanto você estiver aqui, verifique estatísticas como a atualização mais recente de assinaturas de antivírus, a atualização mais recente do programa e a verificação mais recente. Você também pode dizer proativamente ao antivírus para verificar atualizações agora e executar uma verificação completa. Agora está funcionando com certeza!

Meu antivírus parou de funcionar!

Se suas configurações estavam erradas ou seu antivírus não estava atualizado, o malware pode ter passado despercebido enquanto estava indisposto. Como você saberia se tiver malware ?

Algumas infestações são flagrantes, revelando sua presença forçando anúncios pop-up mesmo quando você não está usando o navegador ou redirecionando sua navegação para páginas indesejáveis. Alguns até fingem ser um software de segurança, avisando sobre os perigos de malware inventados e oferecendo “consertá-los” por um preço. O ransomware também exige dinheiro, depois de criptografar seus arquivos importantes.

Outros tipos de malware são mais sutis. Alguém invadiu suas senhas? Um Trojan pode estar envolvido. O malware de mídia social cria postagens como se fossem suas e infecta os amigos que clicam nos links das postagens. E, é claro, às vezes não há nenhum sinal de que ocorreu um ataque de malware … até você encontrar sua conta bancária esgotada ou seu crédito recusado devido a compras que você não fez.

Como recuperar de um ataque de malware

Acontece. Às vezes, mesmo que seu antivírus esteja totalmente atualizado e funcional, uma nova linhagem maliciosa de malware passa por ele. Se o antivírus não reconhecer a ameaça, seja por sua assinatura de malware ou por seu comportamento, você precisará trazer a equipe SWAT.

A maioria das empresas de antivírus oferece um disco de recuperação, na forma de um arquivo ISO que você grava em CD ou DVD ou instala em uma unidade USB. A inicialização a partir do disco de recuperação inicia um sistema operacional separado, geralmente baseado no Linux, com um antivírus embutido. Se o malware escapou do antivírus porque enganou o Windows, o disco de recuperação pode realmente ajudar. O Bitdefender Antivirus Plus torna a limpeza ainda mais fácil com a opção de inicializar no Modo de Recuperação, sem necessidade de disco.

Você também pode trazer uma ferramenta agressiva somente para limpeza, como o Malwarebytes . Essas ferramentas geralmente vêm com um aviso de que danos colaterais são possíveis, mas se você tiver uma infestação de malware ativa, provavelmente correrá o risco. A maioria é gratuita, portanto, se alguém não fizer o trabalho, poderá dar uma chance ao próximo candidato.

O Norton AntiVirus Plus adota uma abordagem incomum. Quando termina uma varredura, pergunta se você acredita que ainda haja malware. Nesse caso, clique em um link para iniciar o Norton Power Eraser, a própria ferramenta de limpeza agressiva da Symantec. Mesmo se você não for usuário do Norton, poderá fazer o download e executar esta ferramenta sem nenhum custo.

Ransomware criptografou meus arquivos

Se um cavalo de Tróia ou vírus infestou seu sistema porque seu antivírus estava desatualizado ou simplesmente perdeu o ataque, você pode recuperar usando as técnicas descritas acima. No entanto, se o ransomware estiver envolvido, você estará com problemas. Detectar e excluir o programa malicioso não faz nada para restaurar seus arquivos criptografados.

Você pode achar prudente morder a bala e pagar o resgate , mas pense duas vezes antes de fazer isso. Não há garantia de que o pagamento recupere seus arquivos e não há incentivo real para que os criminosos descriptografem seus arquivos após o pagamento. Não é como se você pudesse denunciá-los ao Better Business Bureau.

Se os arquivos criptografados forem importantes o suficiente, contratar um especialista para recuperá-los pode parecer lógico. Antes de fazer isso, porém, pesquise bem a empresa. Uma operação recente revelou que alguns dos chamados especialistas simplesmente pagam o resgate e depois cobram mais do que o preço do resgate.

Na verdade, não há necessidade real de contratar um especialista. Quando os pesquisadores violam a criptografia de uma variedade de ransomware, eles normalmente disponibilizam uma ferramenta de descriptografia gratuitamente. A nota de resgate quase sempre inclui o nome da estirpe e uma pesquisa na Web em “ferramenta de descriptografia de ransomware “deve encontrar uma solução, se houver. Kaspersky, McAfee e Trend Micro estão entre as muitas empresas de antivírus que oferecem essas ferramentas. A Trend Micro ainda mantém uma linha direta de ransomware que você pode solicitar ajuda e suporte gratuitos.

É claro que existe a possibilidade de que seus arquivos acabem, sem chance de recuperação. Se esse pensamento o enche de pavor, vá agora e configure um sistema abrangente de backup baseado em nuvem para os arquivos mais importantes. Agora, se o ransomware ocorrer, você poderá usar as técnicas descritas acima para eliminar o invasor e simplesmente restaurar seus arquivos do backup.

Obtenha um novo antivírus

Se o malware ultrapassou seu antivírus, mesmo estando totalmente atualizado, ele teve apenas um trabalho e falhou. Nem todos os produtos de segurança são criados iguais. Laboratórios independentes de testes de antivírus distribuem uma ampla variedade de resultados, de perfeitos a perfeitamente terríveis. Colocamos dezenas de ferramentas antivírus em teste (você pode ler sobre nossos procedimentos de teste antivírus aqui ). Portanto, se estiver pensando em uma alteração, consulte nossas análises detalhadas sobre antivírus para ajudá-lo a fazer a melhor escolha. Espero que você nunca sofra uma falha com sua proteção antivírus.

Leave a Comment