WhatsApp

O que é WhatsApp Business?

whatsapp-business

O WhatsApp Business vem chamando a atenção de diversas empresas ao redor do mundo, pois promete mudar a forma como as pessoas conversam com as empresas através do aplicativo. Veja a seguir algumas das dúvidas mais comuns sobre o WhatsApp Business.

Por que o uso WhatsApp Business é importante?

Os motivos para adicionar o WhatsApp Business são muito semelhantes aos motivos para adicionar o Facebook Messenger. Existem tantos usuários no WhatsApp que a plataforma é um pouco difícil de ignorar. No início de 2020, o WhatsApp atingiu 2 bilhões de usuários , contra 1,5 bilhão de usuários no quarto trimestre de 2017. Essa é uma façanha incrível, considerando que está se aproximando dos números do Facebook, que atualmente reclama 2,5 bilhões de usuários no quarto trimestre de 2019.

Não se trata apenas do grande número de usuários, mas de envolvimento. Os usuários do WhatsApp enviam cerca de 65 bilhões de mensagens por dia , ou seja, 750.000 mensagens por segundo! Até o WhatsApp Status, que foi visto como uma piada quando saiu, já tem 450 milhões de usuários ativos diariamente. Compare isso com os Snapchats 191 milhões e comece a entender a magnitude do domínio do WhatsApps.

O engajamento dos usuários do WhatsApp é alto, com média de 65 bilhões de mensagens significa que os usuários estão enviando 43 mensagens por dia, em média. Além disso, com indicadores de leitura e recebimento, os usuários do WhatsApp têm muita pressão psicológica para responder às pessoas que os enviam mensagens. Embora seja um pouco cedo para saber definitivamente se esse efeito é transferido para o bate-papo com empresas, há algumas evidências que sugerem isso.

Segundo o Tech Crunch , mais de 3 milhões de empresas já deram o salto usando o aplicativo WhatsApp for Business. Esses dados são suportados pelo fato de o aplicativo ter mais de 10 milhões de downloads na Play Store do Google . Além disso, alguns relataram que as mensagens têm uma taxa de abertura de 99% e taxa de resposta de 40% + nos casos de uso em que o WhatsApp for Business é usado pelas universidades.

Tudo isso parece ótimo para conectar-se com clientes existentes ou até mesmo adquirir usuários. Mas e se os clientes pudessem pagar diretamente pelo WhatsApp? Chega em breve.

No início de 2018, o WhatsApp lançou Pagamentos na versão beta na Índia . Em agosto, o WhatsApp recrutou um CEO do WhatsApp India e criou um escritório local para cumprir com a regulamentação de dados local e, até o final de 2018, havia se candidatado formalmente ao Banco Central da Índia para solicitar aprovação para executar seus pagamentos em todo o país . Então, no F8 2019, o Facebook mencionou que lançaria os pagamentos do WhatsApp para outros países ao longo de 2019.

Onde está o WhatsApp Popular?

Com 1,5 bilhão de usuários em todo o mundo, sabemos que o WhatsApp é uma ótima maneira de construir relacionamentos com seus clientes, mas quais regiões podem se beneficiar mais ao poder se comunicar com os clientes pelo WhatsApp?

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular em 104 países. Sem passar por toda a lista, aqui está uma simples regra de ouro. Para a Europa, África e América Latina, você pode esperar que o WhatsApp seja um líder ou tenha penetração significativa o suficiente para atingir os usuários do WhatsApp nesses países.

A Índia tem o maior número relatado de usuários do WhatsApp a partir de 2019. O Brasil é o segundo maior mercado para o WhatsApp. O número de usuários do WhatsApp no ​​Brasil está aumentando rapidamente e a previsão é de ultrapassar 100 milhões em 2020 e atingir 114 milhões em 2023.

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular em 104 países.  Sem passar por toda a lista, aqui está uma simples regra de ouro.  Para a Europa, África e América Latina, você pode esperar que o WhatsApp seja um líder ou tenha penetração significativa o suficiente para atingir os usuários do WhatsApp nesses países.  A Índia tem o maior número relatado de usuários do WhatsApp a partir de 2019. O Brasil é o segundo maior mercado para o WhatsApp.  O número de usuários do WhatsApp no ​​Brasil está aumentando rapidamente e a previsão é de ultrapassar 100 milhões em 2020 e atingir 114 milhões em 2023. Grande parte da popularidade do WhatsApp no ​​Brasil é atribuída ao fato de o acesso à Internet ser caro.  No entanto, muitas operadoras oferecem WhatsApp sem custo de uso de dados para o assinante, o que torna a opção econômica óbvia para os brasileiros locais enviarem mensagens.
Brasil é o segundo maior mercado para WhatsApp

Grande parte da popularidade do WhatsApp no ​​Brasil é atribuída ao fato de o acesso à Internet ser caro. No entanto, muitas operadoras oferecem WhatsApp sem custo de uso de dados para o assinante, o que torna a opção econômica óbvia para os brasileiros locais enviarem mensagens.

Os mercados mais notáveis ​​onde o WhatsApp não é o aplicativo de mensagens mais popular são os Estados Unidos, China e Austrália. Na China, especificamente, o WhatsApp está bloqueado desde 2017 e não esperamos que esse bloqueio seja levantado em breve.

Agora que você sabe que o WhatsApp é popular no seu mercado, como se ainda não soubesse, é hora de considerar os tipos de mensagens e transações que você precisa fazer no WhatsApp Business e qual conta melhor se adequa às necessidades da sua empresa.

Fundamentos do WhatsApp Business

Há questões importantes a serem consideradas ao escolher o WhatsApp como plataforma para o seu negócio. Esses são:

  • As políticas do WhatsApp permitem que você realize suas atividades comerciais desejadas?
  • Que tipo de conta do WhatsApp melhor se adequa às suas necessidades de mensagens?
  • O WhatsApp Business se encaixa no orçamento desejado?

Vamos começar entendendo o básico das políticas do WhatsApp na próxima seção.

Política de negócios do WhatsApp

O WhatsApp tem como objetivo fornecer uma experiência de qualidade para seus usuários. Uma maneira de fazer isso é selecionar os tipos de mensagens que você pode enviar. Você também pode enviar uma mensagem apenas a alguém se ela enviou a primeira mensagem ou forneceu o número de telefone e concordou em ser contatado pelo WhatsApp por você.

Se um usuário iniciar uma conversa com você, você poderá continuar a conversa por uma janela de 24 horas após a última mensagem, gratuitamente. Você também pode automatizar as mensagens para garantir que sempre responda aos usuários nessa janela.

Os tipos de mensagens que você pode enviar também dependerão do tipo de conta que você possui, seja o WhatsApp Business App ou a API. Por exemplo, mensagens promocionais não são permitidas na WhatsApp Business API.

Além da experiência de qualidade de uma plataforma de mensagens sem spam, as políticas do WhatsApp também fornecem segurança aos usuários, exigindo que as empresas protejam seus dados. Além disso, a Política de comércio do WhatsApp descreve todos os produtos e serviços ilegais que não podem ser comercializados pelo WhatsApp.

Caso você esteja se perguntando o que acontece se você for flagrado violando as políticas do WhatsApp, eles poderão limitar ou remover seu acesso e uso de qualquer produto comercial WhatsApp por tempo indeterminado.

Mas vamos supor que você não planeja violar nenhuma lei e é possível realizar todas as transações comerciais desejadas via WhatsApp. Qual é o próximo passo? É hora de escolher o tipo de conta que você deseja para sua empresa.

Tipos de contas comerciais do WhatsApp

É aqui que as coisas ficam um pouco complicadas. O WhatsApp criou dois tipos diferentes de contas comerciais. Um para pequenas empresas e outro para grandes empresas.

O WhatsApp Business App permite que pequenas empresas separem suas conversas pessoais e empresariais do WhatsApp. Com o aplicativo, eles podem interagir com clientes locais e responder rapidamente às mensagens. O aplicativo ainda possui alguns recursos de automação.

Para criar uma conta do WhatsApp Business App, baixe o aplicativo em um telefone com um cartão SIM . Lembre-se de que você precisará de um cartão SIM separado para o WhatsApp comercial. Não é possível usar o mesmo cartão SIM da sua conta pessoal.

A introdução ao aplicativo é tão rápida quanto comprar um cartão SIM. A desvantagem é que você pode ter apenas um único usuário, quem estiver segurando o telefone no momento. Ter um telefone extra para o seu negócio O WhatsApp é útil para que você possa distribuí-lo.

A API de negócios do WhatsApp é para empresas maiores interagirem com uma base de clientes global. No início, apenas empresas de nível corporativo podiam acessar a API do WhatsApp. A API foi usada para casos de uso, como reservas e notificações do WhatsApp na KLM .

Recentemente, empresas menores começaram a ser aceitas para contas de API para casos de uso simples, como suporte ao cliente. A criação de uma conta da API de negócios do WhatsApp ainda exige a aprovação de um parceiro do WhatsApp .

Como a conta é apenas acesso a uma API, todo o potencial da sua conta dependerá do seu provedor de soluções do WhatsApp. A API também vem com limitações de preços e mensagens projetadas para impedir mensagens de spam e incentivar respostas rápidas.

Preço do WhatsApp Business

O valor pago para usar o WhatsApp para empresas dependerá do tipo de conta que você criar.

O WhatsApp Business App Pricing é simples. O WhatsApp não cobra pelo uso do aplicativo, mas existem alguns custos associados. Você precisará de um número de telefone dedicado, pois o uso do mesmo número para WhatsApp pessoal e comercial não é permitido.

Se você possui um telefone com dois sim, pode comprar um cartão SIM adicional para inserir e atribuir esse número ao WhatsApp Business App . Se você não tiver um telefone com dois sim, precisará comprar um novo telefone para esse fim.

Lembre-se de que o aplicativo pode ser instalado apenas em um único dispositivo. Para que várias pessoas tenham acesso, compre um telefone extra para distribuir. Se você precisar de vários usuários em vários dispositivos, acesse uma conta da API.

O preço da API do WhatsApp é cobrado por mensagem. Até o WhatsApp disponibilizar sua API diretamente (ou pelo menos adicionar mais parceiros), você precisará pagar duas taxas pelas mensagens. Uma taxa para o WhatsApp e uma taxa para o parceiro do WhatsApp com quem você abriu uma conta. Ambas as taxas são cobradas pelo parceiro.

A boa notícia é que, se você responder ao contato dentro de 24 horas, o WhatsApp não cobrará por mensagens.

As contas da API do WhatsApp ainda estão disponíveis apenas por parceiros; geralmente, esses são provedores de SMS. Esses parceiros geralmente cobram sua taxa SMS padrão para cada mensagem além da taxa de mensagens do WhatsApp.

A taxa paga ao WhatsApp depende do país de destino da mensagem e do tipo de mensagem. Existem dois tipos de mensagens, mensagens de sessão e mensagens de modelo.

Contanto que você responda dentro de 24 horas, isso conta como uma mensagem da sessão. As mensagens de sessão são gratuitas para enviar, enquanto as mensagens de modelo incorrem em uma taxa. Por último, mas não menos importante, o WhatsApp nunca cobra pelas mensagens recebidas.

Se você está satisfeito com os preços do WhatsApp e decidiu o tipo de conta que usará, continue lendo para descobrir como pode enviar todos os diferentes tipos de mensagens disponíveis no WhatsApp.

Usando o WhatsApp para empresas

O WhatsApp possui muitos recursos úteis de mensagens para os negócios. Há diferenças importantes a serem observadas: o que você pode fazer com mensagens, transmissões, automação e uso do WhatsApp como um CRM, dependendo se você possui uma conta de API ou aplicativo comercial do WhatsApp.

A seção a seguir ajudará você a entender como você pode usar o WhatsApp Business em todo o seu potencial de mensagens e CRM, com base no tipo de conta comercial que você possui.

Mensagens de negócios do WhatsApp

As mensagens são um bom lugar para começar a discutir as limitações do WhatsApp Business. O WhatsApp projetou o aplicativo e a API com categorias específicas de negócios em mente. As limitações associadas a esses dois tipos de conta refletem isso.

O WhatsApp Business App Messaging foi projetado para colocar pequenas empresas no WhatsApp Business. Não há limitações de mensagens. Enquanto você tiver um número de contato, poderá enviar uma mensagem. Sim, usando o aplicativo, as empresas podem enviar a primeira mensagem pelo WhatsApp.

O WhatsApp não limita o aplicativo ao número de mensagens enviadas ou aos tipos de conteúdo. Contanto que a outra pessoa não o bloqueie, você poderá enviar mensagens para elas.

Transmissões através do WhatsApp Business

Se você está percebendo uma tendência em que o aplicativo tem mais liberdade de mensagens do que a API, está correto. O trade-off tem mais liberdade de mensagens no aplicativo, mais automação possível na API. Quando se trata de transmissão, esse aplicativo tem uma clara vantagem.

As transmissões de aplicativos empresariais do WhatsApp são um trunfo para as pequenas empresas. Não há limitações no tipo de conteúdo que você pode enviar. No entanto, você só pode enviar transmissões para 256 pessoas por vez.

Embora isso pareça uma grande limitação do WhatsApp Business, desde que você se mantenha organizado, esse recurso é bastante poderoso. Usando os marcadores fornecidos no aplicativo, você poderá organizar as pessoas em grupos rapidamente e enviar mensagens atraentes e direcionadas do WhatsApp em massa.

As transmissões da API de negócios do WhatsApp não são algo que o WhatsApp promove. A única maneira concebível de enviar uma transmissão da API do WhatsApp seria usando o modelo de mensagens. O WhatsApp desencoraja isso de duas maneiras.

Primeiro, limitando as mensagens do modelo ao conteúdo que não é de marketing – segundo, limitando as mensagens do modelo a 15 mensagens por segundo . Acreditamos que isso será ajustado no futuro, pois enviar mensagens de modelo em massa para avisar as pessoas sobre falta de energia, interrupção do aeroporto ou outros eventos são casos de uso válidos.

Dito isso, lembre-se de que, se você usar um serviço como o WhatsApp transmite violações de seus termos ou políticas, para enviar mensagens para pessoas em grande escala de maneira não autorizada, o WhatsApp tem o direito de limitar ou remover seu acesso aos serviços do WhatsApp Business.

Leave a Comment