WhatsApp

Como ativar o modo escuro no WhatsApp para iOS e Android

whatsapp-modo-escuro

Já está disponível o modo escuro no WhatsApp, com recurso nativo, ou seja, sem a necessidade de instalar algum aplicativo paralelo.

O WhatsApp modo escuro está disponível tanto para Android quanto para iPhone, e com ele é possível fazer uma leitura das mensagens com menos cansaço visual, principalmente onde há pouca luminosidade.

Tema Escuro no WhatsApp

O modo escuro do WhatsApp é um novo design para o aplicativo de mensagens extremamente popular, que troca sua paleta tradicional de cinza claro e verde por tons mais escuros, projetados para emitir menos brilho à noite. Ele não substitui a aparência atual, mas está disponível como uma opção para quem deseja usá-la.

Há várias razões pelas quais você pode tentar. Primeiro de tudo, você pode estar entre as muitas pessoas que acham fundos escuros mais fáceis de olhar por longos períodos de tempo ou à noite. Para enfatizar o ponto, o WhatsApp lançou um vídeo de pessoas estremecendo em telas brilhantes (acompanhadas de uma versão inédita de The Sound of Silence, de Paul SImon), para marcar o lançamento do modo escuro.

As telas mais escuras também consomem menos energia (principalmente se o seu dispositivo tiver uma tela AMOLED, conforme explicado no vídeo abaixo). Por fim, parece legal e faz uma alteração refrescante nas interfaces totalmente brancas. É sempre bom ter mais opções.

Ativando o modo escuro no Android

Como o Android é o único sistema que permite alterar o modo escuro apenas do WhatsApp, basta seguir os passos abaixo para fazer a mudança:

  • Abra as “Configurações” do WhatsApp
  • Selecione o menu “Conversas”
  • Clique em “Tema”
  • Altere para opção “Escuro”

Se você ainda não recebeu a atualização, ainda pode experimentar o modo escuro do WhatsApp se fizer parte do programa beta do Android. No momento, este programa está cheio, mas novos espaços poderão se tornar disponíveis em breve (principalmente se as pessoas começarem a sair agora que o lançamento no modo escuro é oficial).

Como obter o modo escuro do WhatsApp para iPhone

Depois de receber a atualização mais recente, ativar o modo escuro do WhatsApp é tão simples quanto no Android:

  1. Abra o menu do aplicativo
  2. Toque em ‘Configurações’
  3. Toque em “Bate-papo”
  4. Toque em ‘Tema’
  5. Selecione ‘Escuro’ 

Ainda não vê a opção? A versão beta do iOS está cheia no momento da redação deste artigo, mas vale a pena conferir com frequência para ver se novos lugares foram abertos e, em seguida, seguir as instruções abaixo para dar uma espiada.

  1. Verifique se a versão beta está aberta e participe, se possível
  2. Instale o TestFlight no seu dispositivo
  3. Clique no link no e-mail de convite do WhatsApp
  4. Atualize e inicie o WhatsApp
  5. Siga as instruções acima para ativar o modo escuro

Como é o modo escuro do WhatsApp

O modo escuro do WhatsApp é predominantemente cinza, com detalhes em verde e mensagens de status em amarelo.

Modo escuro do WhatsApp

O modo escuro do WhatsApp já está disponível para testes beta (crédito de imagem: Facebook)

Antes do lançamento da versão beta, parecia que veríamos pelo menos dois modos escuros diferentes – um dos quais seria otimizado para telas AMOLED. Os ativos escondidos em APKs anteriores sugeriam que haveria até três variantes disponíveis, incluindo uma com um fundo preto sólido. Esses pixels pretos seriam desativados em uma tela AMOLED, ajudando a economizar o máximo de energia possível.

No entanto, este não foi o caso. Em vez disso, o WhatsApp diz que seus designers gastaram seu tempo aperfeiçoando uma aparência que melhoraria a legibilidade, tornando diferentes elementos da interface claros e distintos.

“Ao escolher as cores, queríamos minimizar a fadiga ocular e usar cores mais próximas dos padrões do sistema no iPhone e no Android, respectivamente”, disse a empresa em um post no blog . 

“Queríamos ajudar os usuários a focar facilmente sua atenção em cada tela. Fizemos isso usando cores e outros elementos de design para garantir que as informações mais importantes se destacassem”.

1 Comment

  • Meu nome é Vicencia viviany, 21 anos, de Mossoró/RN. Envio em anexo o meu currículo para vaga de auxiliar de vendas na loja [escrever o nome da empresa].

    Estou em busca de uma primeira oportunidade, totalmente disposta para aprender e me qualificar para a vaga

Leave a Comment