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12 dicas de manutenção do carro que você precisa saber
Manter a manutenção do seu carro em dia pode ser uma verdadeira chatice. Trocar o óleo a cada 5.000 quilômetros e fazer o rodízio dos pneus pode ser irritante – nós entendemos. Mas pagar um pouco aqui e ali para manter grandes reparos à distância vale a pena. E se você tem um veículo mais antigo, cada dia que você pode prolongar a vida útil do seu carro é uma vitória.
Um pouco de esforço extra pode ajudar bastante a reduzir os custos de reparo da manutenção do seu veículo. Aqui estão 12 dicas de manutenção do carro que podem atrasar ou até mesmo evitar a necessidade de gastar uma bolada na hora da revisão.
Índice
1. Verifique o estepe.
É tão importante manter o pneu reserva calibrado quanto os quatro pneus sob seu carro. A última coisa que você quer é descobrir que seu pneu reserva está vazio enquanto você está puxando o macaco para fora do porta-malas. É quando você precisa chamar um caminhão de reboque – que pode custar centenas de reais.
- Dica de manutenção: teste a pressão do ar dos pneus de condução e do pneu estepe uma vez por mês.
2. Troque o óleo.
Quanto o óleo do seu carro pode afetar seu orçamento? Ah, bastante. Problemas de óleo podem ser alguns dos problemas de manutenção mais caros para consertar, já que o óleo afeta muitas das funções do seu carro. É melhor gastar tão pouco quanto R$ 150,00 para trocar o óleo do que adiá-lo e arriscar desgastar seu motor.
- Dica de manutenção: Troque o óleo a cada 5.000 quilômetros ou siga o que é recomendado pelo fabricante do seu carro.
3. Mantenha a bateria limpa.
A corrosão (que parece pó branco ou azulado) pode se formar nos terminais da bateria. Se você não os mantiver limpos, a bateria pode rachar ou não funcionar corretamente, deixando você preso. Como uma bateria de carro de qualidade pode custar mais de R$ 1.000,00– e um reboque pode custar mais ainda – comprar uma escova de aço de R$ 30,00 e manter os terminais com aparência elegante é um dinheiro bem gasto.
- Dica de manutenção: teste sua bateria duas vezes por ano e inspecione-a quanto à corrosão.
4. Substitua as pastilhas de freio.
Você ouve um som estridente quando pisa no freio? Nesse caso, suas pastilhas de freio podem estar nas últimas. Um novo conjunto pode custar até R$ 300 para as quatro rodas, mais a taxa de mão de obra se um profissional as instalar. Sabemos que o preço pode parecer pesado. Mas ser capaz de parar antes de bater na traseira de uma Mercedes na sua frente não tem preço.
- Dica de manutenção: Verifique o fluido de freio toda vez que trocar o óleo para ter certeza de que não é de cor escura. Se for, você precisará trocar o sistema de freio mais cedo ou mais tarde.
5. Substitua o filtro de ar.
O filtro de ar do seu carro evita que os poluentes entrem pelas aberturas. O filtro de ar tem um trabalho muito importante, então você deve tratá-lo bem. Além disso, usar um filtro de ar antigo há muito tempo pode levar a grandes problemas para o seu sistema de ar condicionado. E confie em nós, você não quer isso. Substituir sua unidade AC completa pode custar bem caro.
- Dica de manutenção: Troque o filtro de ar a cada 12 meses ou 12.000 quilômetros.
6. Compre novos limpadores de pára-brisa.
Dependendo da marca e modelo do seu carro, comprar novos limpadores de para-brisa pode custar de R$30 a R$50 pelo par. Embora isso pareça um preço alto para algo tão pequeno, limpadores eficientes são uma necessidade quando você está na BR. Afinal, se você não pode ver a estrada, você realmente não deveria estar dirigindo. E se você não limpar o para-brisa, a sujeira pode se acumular com o tempo e pode até fazer com que o vidro quebre.
- Dica de manutenção: Verifique seus limpadores de para-brisa a cada ana e substitua-os quando necessário.
7. Faça o rodízio dos pneus.
Você sabia que pode facilmente prolongar a vida útil de seus pneus apenas fazendo o rodizio de vez em quando? É verdade! Todos os quatro pneus do seu carro não se desgastam da mesma maneira. Às vezes, o conjunto de pneus dianteiros ou traseiros pode se desgastar em taxas diferentes, dependendo do seu carro, sua velocidade e suas estradas.
- Dica de manutenção: gire seus pneus a cada 10.000 quilômetros.
8. Verifique os amortecedores, molas e e sistema de suspensão.
O sistema de suspensão é uma das partes intrincadas do seu carro que você provavelmente dá como certo. A maioria de nós raramente pensa nisso – até que ele pare de fazer seu trabalho e faça uma montanha-russa com seu passeio. Se você achar que um dos amortecedores precisa ser substituído, certifique-se de substituir todos os quatro. Nós sabemos, é triste, mas é verdade.
- Dica de manutenção: Verifique os amortecedores e o sistema de suspensão total a cada 15.000 a 30.000 quilômetros.
9. Verifique o líquido de arrefecimento.
Se você não ficar em cima da troca do líquido do radiador, corre o risco de uma séria corrosão dentro do seu carro. O liquido de arrefecimento afeta tudo, desde o aquecedor e ar condicionado até o radiador e a bomba de água. Para algo que afeta tanto a saúde geral do seu carro, você não deseja pular a manutenção deste.
- Dica de manutenção: É uma boa ideia verificar seu líquido de arrefecimento duas vezes por ano – uma vez antes do clima quente e outra antes do clima frio.
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10. Verifique as velas de ignição.
Ah, velas de ignição. Eles são a única peça do carro que todos parecem ter ouvido falar. E isso é por um bom motivo. Se o seu motor está causando problemas, um dos motivos comuns (e soluções fáceis) são as velas de ignição. E como o trabalho do motor pode ser caro, trocar o jogo de velas de ignição custa cerca de R$ 100,00 é um preço pequeno a pagar para evitar grandes revisões do motor.
- Dica de manutenção: Verifique e troque as velas de ignição a cada 30.000 quilômetros.
11. Inspecione suas correias e mangueiras.
Dar uma olhada em seus cintos e mangueiras pode salvá-lo de uma enorme conta mecânica mais tarde. Cintos gastos podem causar outros danos a componentes essenciais do seu carro. E se você tiver uma mangueira de radiador fraca, ela pode ficar completamente inchada, o que faria com que seu motor superaquecesse e não funcionasse. Isso é uma má notícia.
- Dica de manutenção: Substitua sua correia dentada a cada 60.000 quilômetros. É recomendado que você troque suas mangueiras a cada quatro anos ou sempre que uma estiver apresentando sinais de desgaste.
12. Faça a inspeção de emissões.
Dependendo do estado em que você mora, seu carro pode ser obrigado a passar por uma inspeção estadual de emissões. Ao acompanhar a manutenção necessária do carro em seu veículo, ele deve passar com louvor. A instalação de emissões informará o que falhou e o que precisa ser corrigido para passar totalmente na inspeção.
- Dica de manutenção: Não se esqueça de levar seu carro para inspeção uma vez por ano. Verifique com seu departamento local de veículos motorizados para conhecer os requisitos específicos em seu estado.